quarta-feira, 9 de maio de 2012


UM PASSEIO PELA FAZENDA LAGEADO

Se você for visitar Botucatu, cidade que fica a 250 km de São Paulo, não pode deixar de conhecer a Fazenda Lageado.
Ela é uma antiga fazenda de café, que ainda mantém os prédios originais, como tulhas, moinhos, casa grande e hospedaria.
O local é utilizado pelos moradores e visitantes para caminhadas, pois tem uma extensa área verde, rio, lagos, pássaros e muita tranqüilidade.
Outra opção de lazer no local é o Museu do Café, que fica na antiga casa grande.
Lá você poderá conhecer um pouco da história da fazenda, que teve grande importância para o desenvolvimento da cidade de Botucatu.
A história da Fazenda Lageado teve inicio há 141 anos quando três fazendeiros de Rio Claro começaram a desmatar a área.
Em 1881 um advogado de Piracicaba comprou a terra e iniciou a plantação de 600 mil pés de café.
Com a chegada do café, na década de 1870, veio também à estrada de ferro Sorocabana.
A partir de compras de terras vizinhas, Salto, Fazenda Terreiro da Pedra e partes da Fazenda Terceira Água que se configuraram as Fazendas Lageado e Edgardia.
Para cuidar dos grandes cafezais foi utilizada basicamente a mão de obra de imigrantes italianos, espanhóis, portugueses, alemães e japoneses.
Com o crescimento da fazenda colônias foram constituídas: "Fazendinha”, "Três Casas", "Colônia Grande", "Chacrinha", "Seis Casas", "Olaria" e "Chafariz".
No auge da produção de café, chegou a ser construído uma estação ferroviária na área da fazenda.
Em 1934, as terras foram compradas pelo Governo, e as Fazendas foram transformadas em Estação Experimental, voltadas para o desenvolvimento de pesquisas agrícolas, e a partir de 1972, tornam-se uma Unidade de Ensino de Nível Superior.  
É uma experiência incrível caminhar pela área da fazenda, admirar a natureza do local, conhecer o Museu do Café e saborear um delicioso café, “fresquinho”, servido aos visitantes do Museu.
O aroma da bebida nos faz voltar no tempo e imaginar o que foi a Fazenda Lageado.















  


Nenhum comentário:

Postar um comentário